Às vezes, sinto como se estivesse caminhando na corda bamba, dando um passo de cada vez com cuidado para não cair. Não sei dizer exatamente quando isso mudou no meu coração, mas nem sempre foi assim. Eu costumava ter bastante liberdade nas minhas decisões, escolhendo o que eu sentia serem as melhores oportunidades para os melhores resultados. Foi assim que comecei no ministério: fazendo o meu melhor a cada dia para ser produtivo para o reino de Deus e, claro, para mim mesmo.
Ao longo do caminho, porém, algo mudou. Comecei a ficar mais cauteloso nas minhas escolhas. Passei de me lançar de cabeça em boas ideias a diminuir o ritmo, dando cada passo com cuidado e, às vezes, permanecendo parado até ter confiança para seguir em frente. Muitas pessoas ao meu redor não diminuíram o ritmo; continuaram correndo em alta velocidade. No início, fiquei intrigado com a minha hesitação, mas com o tempo comecei a entender.
O Senhor me revelou que eu estava crescendo e aprendendo a entregar minha vida a Ele. Eu vinha entregando minha vida a Ele por meio de boas obras feitas em Seu nome, mas agora me vi desejando apenas os Seus passos. Como diz em João 5:19: “Então Jesus respondeu: ‘Digo-lhes a verdade: O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente’”.
Jesus viveu assim a cada instante de Sua vida, seguindo os passos de Seu Pai, e Deus deseja essa mesma confiança em nós. Essa transformação começa quando continuamos a orar no Espírito Santo, à medida que Sua vontade se revela em nosso interior como um caminho que podemos seguir. Como diz Romanos 8:27: “Ora, aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus”.
À medida que os desejos do homem exterior são deixados de lado, Seus passos se tornam mais claros. Orar no Espírito não apenas ilumina o caminho; também capacita. É o Espírito Santo intercedendo por meio de você para que você possa cumprir a vontade de Deus. Muitos crentes pedem a Deus por direção sem primeiro permitir que Ele os prepare e capacite.
Se eu abordasse um guia profissional na base do Monte Everest e pedisse indicações para chegar ao cume, ele não apontaria simplesmente para cima. Ele faria perguntas, pois muitos já morreram nessa escalada. Ele poderia perguntar por que eu estava usando bermuda e sandálias, onde estava meu equipamento ou se eu tinha o treinamento e a força necessários. Qualquer aventura de verdade exige preparação e equipamento para ser bem-sucedida.
Essa preparação se dá quando você permite que o Espírito Santo interceda por meio da oração em línguas, segundo a vontade de Deus. Ele traz força e coragem sobrenaturais para concluir a jornada. Todos nós já experimentamos resistência a cada passo que damos, porque o inimigo teme que caminhemos segundo a vontade de Deus. Nesses momentos, muitas vezes nos encontramos sem respostas, questionando por que o progresso parece estagnado ou nosso chamado adiado.
Ele não quer te tratar como um cavalo, exigindo apenas obediência e submissão. Ele ousa te instruir com Seu conhecimento e sabedoria através do seu espírito. Ele deseja que os olhos do seu entendimento sejam iluminados. O Espírito Santo tem toda a instrução da qual você precisa para ter sucesso e te ensinará de espírito para espírito.
Por que tenho a sensação de estar perdendo terreno justamente quando me fortaleço Nele? A esta altura, espero que você já tenha aprendido que é impossível cumprir a vontade Dele por conta própria, e igualmente impossível que ela se realize por meio de habilidades naturais ou carnais. O plano de Deus para a sua vida existe no reino do impossível. Deus precisa de você! Ele não pode fazer isso sem você.
Primeiro, Ele precisa equipá-lo com Sua fé, Sua coragem, Sua humildade e, acima de tudo, Seu amor, antes que você possa cumprir a Sua vontade. Durante esse período de capacitação, você pode se sentir impotente ou invisível, sem obras externas para comprovar o progresso. O tempo em oração a sós tem o poder de nos despojar do orgulho, da autopreservação e de obras mortas. Pode parecer que sua vida está fora de controle, mas não está; você começou a entregar o controle a Ele.
Contudo, nesse lugar de total dependência dEle, o lugar mais seguro se torna aquele onde Ele te colocou. A cautela que você sente não é medo; é fé, fé nEle agindo em você, e não você agindo para Ele. Como diz o Salmo 119:133: “Dirige os meus passos segundo a tua palavra, e não permitas que a iniquidade me domine”, e o Salmo 32:8-9 nos lembra: “Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejas como o cavalo ou como a mula, que não têm entendimento, e precisam de freio e rédea para não se aproximarem de ti”.
Chegará o momento em que Ele te libertará para subir a montanha do seu ministério, e você não falhará porque permitiu que Ele te preparasse e te equipasse primeiro. Você pode ver apenas o próximo passo, porque Ele quer seus olhos fixos Nele. Ele precisa de alguém disposto a passar por essa transformação, e esse alguém é você. Confie Nele. Ele te completará e te libertará para correr, porque você conhecerá os Seus passos. Planos maravilhosos e aparentemente impossíveis estão logo à frente — se não desistirmos.
Seu amigo,
Alan
